Geradores de backgrounds e patterns que você deve conhecer

5
365

Você já ouviu falar em geradores de background e de patterns? Eles nem são uma novidade de 2017, alguns já até são velhinhos, mas pode ser que você não conheça todos dessa lista. Reuni nesse artigo 12 serviços com muitas ferramentas pra você abusar da sua criatividade.

Há projetos em que um simples fundo sólido pode resolver, mas pode haver situações onde só um background mais trabalhado será aceito, e os geradores a seguir certamente poderão lhe auxiliar nesse serviço.

bgMaker

Esse site é extremamente simples e funcional. Um retângulo no centro em que você pode “brincar” com os pixels. Acho que a imagem abaixo transmite muito bem isso. O mais interessante é o live preview no background, que auxilia no desenvolvimento da arte. Você pode imaginar como ficaria no seu site a partir dele. No mais, podemos escolher as cores hexadecimais dos pixels com a paleta na parte inferior.

Geradores de Background - bGmaker

Patterninja

Uma das minhas ferramentas favoritas, uso ela com muita frequência. Nele não trabalhamos com simples cores e pixels, mas sim com objetos. Começamos escolhendo uma cor para o fundo, depois selecionamos ícones para compor o pattern (também dá pra upar imagens), a posição e tamanho de cada um deles. O site ainda oferece uma série de opções que ajudam no desenvolvimento, como camadas, linhas e grids. O resultado sempre fica incrível.

PatternCooler

Esse também é bem famosinho. O PatternCooler traz 17 páginas com patterns prontos, seu único trabalho será alterar as cores para que fique da melhor maneira para o seu projeto. Também é possível fazer alterações nos padrões, como modificar a textura.

COLOURlovers

Essa é uma daquelas ferramentas que a gente entenderia se fosse paga. São vários patterns prontos e disponíveis pra você simplesmente modificar as cores ou o tamanho dos objetos. Os padrões estão separados por categorias, o que facilita a vida de quem quer um padrão específico. Também é possível criar o seu próprio background, com um sistema que disponibiliza formas geométricas, camadas e muito mais.

Trianglify Background Generator

Esse é um dos efeitos mais legais e diferentes dessa lista. Também se tornou muito popular de uns tempos pra cá. A ferramenta nos dá algumas opções de personalização como espaçamento e dimensões, além das 100 mais populares paletas de cores do COLOURloves.

Geradores de Background

Zen BG

O Zen é bem simples. Ele nos dá uma série de imagens (típicas de background) e pede pra gente escolher duas cores, essas que farão um efeito de degradê. Podemos alterar a escala da imagem de fundo e a opacidade do degradê. O seu maior diferencial é que ele também gera o background em CSS3.

Ogim: Gradient Maker

Esse aqui é um pouco mais complicado de mexer. São vários os botões e a aparência não é a das melhores, mas o resultado que você pode tirar a partir dele vale o esforço para aprender a usa-lo. Podemos criar patterns ou backgrounds (usando repeat) com vários formatos, degradês, linhas e quase tudo o que você possa imaginar.

Dinamic Drive: Gradient Maker

Assim como o recém citado Ogim, o Dinamic Drive cria degradês, porém ele é 10x mais simples e com menos recursos. Na verdade você apenas escolhe o ângulo, as cores e o formato do arquivo final. Também conta com um singelo preview.

Tartan Maker

O Tartan Maker parece mais o site do Akinator, mas desenvolve um efeito único. É possível criar patterns quadriculados alterando o espaçamento, cores, orientação e zoom.

Striped Backgrounds

O Striped Backgrounds também é bem simples e cria um efeito de listras, também conhecido como “stripes”. A customização se limita em alterar as cores de cinco colunas. É possível escolher a resolução do arquivo final, ao menos.

Stripe Mania

Essa ferramenta também cria backgrounds com efeito de listras, porém nos dá mais possibilidades. Aqui já conseguimos alterar a orientação, o espaçamento, adicionar mais cores e até efeitos degradê.

Flaticon: Pattern

Um serviço recente que a Freepik criou. Podemos criar patterns com os ícones do Flaticons. Funciona de maneira parecida com a do Patterninja, porém o acervo de objetos é maior.

Geradores de Background - Patterns Flaticons

Stripe Generator 2.0

Faz quase que as mesmas coisas que a ferramenta anteriormente citada, porém traz alguns recursos a mais como sombreado e mais opções de orientação. Também conseguimos criar uma conta e salvar nossas criações.

Estudante de marketing, fascinado por empreendedorismo, fã de Flume, narrador do FIFA e viciado em misto quente com Ketchup. Criou esse blog no ensino médio para preencher seu tempo livre. Hoje, tenta sobreviver a partir dele (e de outros blogs).