Jogos bons e leves para computadores fracos

3
3805

Seu computador é antigo e não roda os games atuais? Ainda é daqueles mais fraquinhos que contam com placa de vídeo integrada e no máximo 2GB de RAM? Não se preocupe, nessa lista você encontrará vários jogos bons e leves que o seu computador, por incrível que pareça, consegue rodar sem travar, dar lag ou explodir.

São títulos para você se divertir sem gastar com um upgrade na sua máquina. E se você quiser continuar com grana no bolso, dá uma olhada nesse artigo que escrevemos sobre os diversos games incríveis que são grátis na Steam.

Os jogos que não tiverem link para compra ou download grátis, não são mais distribuídos pelos canais oficiais. Você deverá baixa-los pela internet por algum servidor não oficial, se é que me entende.

Counter-Strike

CS 1.6 Artwork.

CS 1.6 é um dos jogos mais clássico de todos os tempos e não poderia ficar de fora dessa lista. Algumas pessoas já esperavam por esse nome neste artigo, pois o game apesar de ser bem antigo (2000), ainda é muito jogado mesmo com jogos da franquia mais atuais.

O game dispensa comentários, então nem me darei o trabalho de detalha-lo. Ele possui uma versão portable que roda até naqueles computadores da escola (não que você deva fazer isso). Sua versão original está disponível na Steam e apesar de estar beirando os 20 anos de lançamento, ainda vale muito apena ser adquirido.

Point Blank

Muito popular no Brasil e concorrente direto do CS 1.6, gera muitas comparações com o título da Valve. Point Blank possui gráficos relativamente bons, sistema de armas, diversos mapas, patentes, clãs e ainda é gratuito. O game conta com diferentes modos de jogo e chega ao extremo de conter dinossauros. No Brasil ele é distribuído pela Ongame.

GTA: San Andreas

Mais um clássico que todo mundo deve conhecer. O jogo é tão bom e leve que roda até em dispositivos Android. O título é o queridinho da série e para muitos desbanca até GTA V (jogo mais vendido da história). San Andreas também possui um mod que permite joga-lo online, onde ainda há inúmeros players e modos de jogo.

Need for Speed: Underground 2

Sim, mais um fucking clássico. NFS:U2 talvez seja o mais amado de todos os jogos da série, sem os gráficos dos jogos atuais, mas com muitas coisas incríveis como a customização quase que total dos carros (adesivos, saias, aerofólios, faróis, neon, sistema hidráulico, turbo e muito mais). Além de vários modos de jogo, como drift, drag, circuito e outrun.

Ao todo são 31 carros: Acura, 206 GTI, Corolla, Mustang, TT, Hummer, Focus, Eclipse entre outros. O game ainda hoje é um dos melhores que eu já joguei nesse estilo.

Bully

Bully é um jogo que se passa em um internato, mais precisamente em Bullworth Academy. Você é Jimmy, um aluno verdadeiramente terrível que é capaz de fazer quase que de tudo dentro da escola. Desde namorar até bater nos alunos e professores, jogar colegas no lixeiro, fazer grafites e outros atos de vandalismo. Super recomendado para crianças.

Brasfoot

Jogo de futebol e desenvolvido por um brasileiro. Em Brasfoot você é o técnico e não os jogadores. A princípio você pode achar chato, mas é muito viciante, pois você desenvolve uma carreira, troca de times e pode até dirigir uma seleção. O jogo é cheio de decisões: você escala os jogadores, forma táticas, controla os salários e até o preço dos ingressos para as partidas.

Brassfoot é atualizado anualmente e está disponível em seu site oficial. Você pode ajudar a manter esse projeto tornando-se sócio por apenas 12,90. Apoiadores recebem conteúdo extra in-game e acesso ao fórum do jogo.

Brasfoot é um projeto brasileiro.
Brasfoot é um projeto brasileiro.

Minecraft

Ele é tão popuçar que nem há necessidade de descrição, mas pra ficar bonito: Minecraft é um jogo em primeira pessoa onde você tem que sobreviver, sozinho. Porém quando anoitece você encontra perigo: esqueletos, creepers, zumbis, aranhas gigantes, entre outros seres. Minecraft também é pago e está disponível em seu site oficial para PC e diversas outras plataformas.

FIFA 13

Manager não é a sua área? Então faça as jogadas em FIFA 13. Apesar de não possuir os elencos e uniformes atuais, ainda é possível se divertir muito com ele. Existe uma disputa entre FIFA e PES, mas na realidade, os dois são excelentes e rendem muitas horas de jogatina com os amigos. Se você prefere o game da Konami, é só conferir o próximo jogo da nossa lista.

PES 13

Não curti muito o FIFA? Não se preocupe, o game da Konami também é leve e roda no seu PC sem problemas. Apesar de serem bem parecidos, cada um se destaca em algum aspecto, como jogabilidade, interface ou gráficos.

Battlefield 2

Battlefield 2 Artwork
Artwork Battlefield 2.

Diferente de CS ou PB, onde no máximo possuímos granadas, em Battlefield 2 podemos pilotar aviões, explodir inimigos com tanques de guerra e elimina-los com snipers á quilômetros de distância. O título conta com várias classes, ou seja, você pode ser desde um médico até um engenheiro. Com gráficos interessantes para época do lançamento, o game roda em praticamente qualquer computador.

SWAT 4

SWAT 4 é um jogo baseado na equipe de resgate americana SWAT, onde a tática é super importante. É melhor você não chegar atirando em todo mundo que vê porque o resultado não será dos melhores. Você é colocado dentro do mundo contra-terrorista para liderar uma equipe de quatro homens para resolver várias situações, como salvar civis e fazer apreensões de pessoas suspeitas.

Unturned

Unturned é gratuito, possui gráficos simples mas é muito divertido. Você tem que sobreviver em um ambiente repleto de zumbis e outros jogadores que também querem sobreviver (e podem te matar para roubar seus recursos). O jogo também conta com armas e veículos, tornando-o bem dinâmico.

Day of Defeat: Source

Imagine um CS: Source em um ambiente de segunda guerra mundial: esse é Day of Defeat. Assim como em Battlefield, em DOD estão disponíveis algumas classes, cada uma com armas e funções diferentes dentro do campo de batalha, porém não é possível usar carros, aviões e tanques.

Left 4 Dead 2

Ainda sobre zumbis: Left 4 Dead 2 se passa durante um apocalipse e foca em quatro sobreviventes que lutam contra hordas de infectados. Os jogadores devem abrir seu caminho através de níveis, parando em abrigos que servem como checkpoints. A chegada é um veículo de resgate no final da campanha.

Slenderman

Slender The Game
Slender The Game é simples mas certamente te dará muitos sustos.

Slender é bem leve e desenvolvido em Unity, mas promete te dar muitos sustos. Você está perdido em uma floresta a noite, apenas com uma lanterna, que como em todo jogo de suspense, irá falhar eventualmente. Seu objetivo é encontrar 8 folhas deixadas por alguma vítima. Quanto mais folhas você encontra, mais tenso fica o jogo. A música começa aumentar e o Slenderman, um homem grande de terno e sem rosto, começa a aparecer como vultos. O jogo termina quando o monstro te encontrar ou quando você conseguir encontrar as 8 folhas. Caso consiga encontra-las, o Slenderman te pegará do mesmo jeito.

Team Forteress 2

Primeiro jogo grátis da Valve nessa lista. TF2 é um dos mais populares free-to-plays que existem. Game tiro em terceira pessoa, com animações bem engraçadas gráficos estilo cartoon. São vários modos de jogo e classes e dois times: vermelhos e azuis. Também é possível customizar seus personagens com armas e vestimentas, mas nada que te de vantagem dentro do jogo.

Call of Duty 4

Não podia faltar COD em nossa lista. Mais um FPS no estilo guerra, bem semelhante ao Battlefield. Alguns dizem que esse foi o melhor Call Of Duty de todos os tempos, e para nossa alegria, é leve e roda em praticamente qualquer computador. Ele está disponível pela Steam e ainda há jogadores no modo online.

Dirt 3

Dirt 3 é referência em rallye. O jogo traz uma mistura de jogabilidade arcade com doses de simulador. O jogador pode desfrutar de veículos mais antigos (década de 70, por exemplo) até os mais modernos. Além disso, o game apresenta várias localidades ao redor do mundo, como Finlândia, Quênia, Noruega e Michigan. Gráficos lindíssimos mas que rodam em computadores mais desprovidos de uma placa de vídeo potente.

Mortal Kombat 9

Mortal Kombat é outro game que dispensa apresentações. São vários golpes, especiais e fatalitys super agressivos e irados (pra quem gosta desse estilo, é claro). É possível desafiar seus amigos ou completar a campanha do game, onde você aprenderá um pouco mais sobre cada personagem. Além disso, vários itens e personagens são desbloqueáveis.

Medal of Honor: Airbone

Airborne apresenta uma nova abordagem: no começo de cada fase, o jogador se encontra prestes a pular de para-quedas de um avião. Você tem a opção de escolher onde vai pousar e o local escolhido para o pouso cumpre um papel crucial no curso da missão. Diferente dos jogos anteriores da franquia, em Airborne o jogador pode percorrer livremente pela fase, sem a existência de barreiras ou locais predefinidos por onde o jogador é obrigado a seguir.

Commandos 4: Strike Force

Um dos games que eu mais gostei de jogar. Commandos 4 é um FPS mais de estratégia do que propriamente de tiro. Todas as missões, personagens, equipamento e a própria história do jogo baseia-se em fatos históricos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial.

Commandos 4
Commandos 4 é um game de ação e muita estratégia.

Tom Clancy’s Splinter Cell: Chaos Theory

Assim como Commandos 4, Splinter Cell: Chaos Theory segue no estilo stealth, mas dessa vez em terceira pessoa. O jogo segue com as ações secretas de Sam Fisher, um agente que trabalha no ramo de operações secretas dentro da NSA. Chaos Theory é o terceiro jogo da série Splinter Cell aprovado pelo escritor Tom Clancy. 

Batman: Arkham City

Baseado na série original, o jogo segue a mesma história. Você consegue jogar com a Mulher-Gato, Robin, Asa Noturna e claro, o próprio Batman. Na dramatização do jogo, o prefeito murou bairros inteiros de Gotham, criando Arkham City, uma cidade que funciona como uma super-prisão. A única regra é que seus habitantes não podem sair de lá.

Lista bônus

Após terminarmos a lista, descobrimos vários outros títulos que o seu computador é capaz de rodar, mesmo com uma configuração baixa.

Compartilha o dom do drible com o R10, é um completo bot mas as vezes dá sorte com a AWP no CS:GO, curte mega funk e nas horas vagas escreve no blog.